N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 13 de julho de 2016

HÓQUEI EM PATINS – RESUMO 2015/2016 E EXPECTATIVAS PARA 2016/2017


Sem dúvida alguma a secção vencedora da época. Faltou a cereja no topo do bolo com a final perdida da taça de Portugal onde ficou provado que é preciso continuar a “prego a fundo” ou perde-se o domínio que foi conquistado nos últimos anos. 

Para a memória de todos ficará uma liga europeia vencida em casa no dia do 35º campeonato. Talvez por isso um pouco ofuscada, mas são as vicissitudes de um Clube verdadeiramente ecléctico e vencedor. Inesquecível a entrada destes rapazes no intervalo do futebol.

No campeonato nada a dizer, domínio avassalador até ao dia da conquista do mesmo, curiosamente em dia de meia-final da liga europeia e algum (demasiado) relaxamento na parte final. 

Destaques pela negativa em 2015/2016

- Num ano tão bom é difícil dizer mal mas não podemos acabar a época da forma que acabámos.

- Não conseguir segurar Marc Torra é um problema que sinto que vai influenciar muito 2016/2017.

- A não aposta em Miguel Rocha excepto quando o resultado já está complicado. É um jogador com características singulares no nosso plantel e que se apresentou em excelente forma. Às vezes é um pouco “louco” ou “selvagem” mas na maioria das vezes em que entrou trouxe mais velocidade, força e agressividade à equipa. O estatuto é importante, mas a qualidade não tem idade. Tem que jogar quem está melhor independentemente do nome!

- Nicolia marcar os livres directos dos jogos decisivos. O Jordi tem uma eficácia superior e portanto deve ser ele o primeiro a marcar o livre directo. Se falhar o segundo já pode ser do Carlos. 

Destaques pela positiva em 2015/2016:

- Acima de tudo, a liga europeia! E obrigado ao Sport Lisboa e Benfica por fazer o esforço para a organizar. Se não fosse em casa não seria possível a presença da maioria dos benfiquistas presentes dado o dia em que ocorreu.

- O domínio ao longo da época, aproveitando os inesperados deslizes do nosso maior concorrente. 

Previsão da época 2016/2017

Guarda-Redes: Guillem Trabal e Diogo Almeida

Com a saída de Pedro Henriques para o Réus por empréstimo chegará Diogo Almeida do Hóquei Clube de Braga, equipa que desceu de escalão esta época. Apesar de sabermos que Trabal será dono e senhor do lugar, é importante ter uma segunda escolha de qualidade inegável. Ainda na última final da Taça o Guillem viu um cartão azul e dois minutos maus podem ser fatais no resultado de uma final. Não conheço o GR em questão por isso não posso opinar sobre a sua qualidade, mas espero que esteja à altura. Em relação ao empréstimo do Pedro acho excelente, ainda para mais sendo para Espanha onde o hóquei tem obviamente características diferentes. Acredito que vai voltar para ser guardião do Sport Lisboa e Benfica por muitos anos.

Em relação ao Guillem é um dos melhores GRs de sempre que já actuou em Portugal, além de que tem o espirito vencedor que nós temos que querer no nosso Clube. 

Defesas/Médios: Valter Neves, Tiago Rafael, Diogo Rafael e Miguel Rocha

Não há muito mais a dizer em relação a estes jogadores, é a natural aposta na continuidade da defesa de uma equipa campeã. Como já referi acima gostava de ver o Miguel a entrar mais cedo e não apenas em situações de “desespero”, caso esteja em boa forma. Não pode haver medo de apostar na qualidade, até porque o Miguel tem um estilo (ou características) diferente dos colegas que coloca problemas diferentes às defesas adversárias. São pormenores que podem mudar os jogos.

 Avançados: Carlos Nicolia, Jordi Adroher, João Rodrigues e João Sardo

Em relação à última época sai Marc Torra e entra João Sardo. Acho que é óbvio para todos que o Marc é superior ao João, por muito talento e potencial que o João tenha e tem. Basta ver um jogo dos nossos sub20 e percebe-se que está um nível acima dos colegas e adversários. No entanto o Marc é top mundial, com experiência ao mais alto nível. Além disso é um jogador com uma eficácia tremenda nos penalties, situações que resolvem jogos e títulos.

Na minha opinião e de uma forma geral quem sai da nossa formação para a equipa de hóquei em patins, e devido a esta ser uma das melhores equipas da europa (neste momento a melhor, a campeã europeia!) deve rodar numa equipa de primeira divisão para se ver como se comporta num nível bem superior aos sub20. Não foi essa a escolha da secção, penso que a razão foi não contarem com a saída do Marc e possivelmente não existir ninguém no mercado de qualidade que consideraram suficiente.

Em relação aos restantes avançados não há muito a dizer em relação ao Carlos e ao João. Continuo a criticar um bocado o Carlos por se agarrar muito à bola, por querer ser sempre ele a marcar os livres nos jogos decisivos e também por nunca querer ser substituído. Essas são as suas “más” características, porque na verdade ele quer ser sempre parte da solução. Mas em alguns momentos não o é. Em relação às características positivas, basta ver os jogos…

O João este ano esteve um pouco mais apagado devido à lesão na anca a meio da época. Continua a ser um jogador de área fantástico, o José Águas do nosso hóquei. Não posso fazer melhor elogio! 

Resumindo em relação à próxima época:

No próximo ano apanhamos os andrades num processo mais consolidado (acabaram bem a época embora em termos de hóquei não nos tenham sido superiores no final da taça) e uns sapos que finalmente fizeram boas apostas (o porco gil continua a ser um dos melhores jogadores do mundo). Temos ainda a outsider simoldes com um excelente plantel.

Face ao que tem sido o mercado dos nossos adversários parece-me que ficar mais fracos não foi uma boa solução… Obviamente que estaremos na luta até porque uma das nossas melhores características é a regularidade, decisiva num campeonato decidido jornada a jornada, mas teremos menos armas que no ano decorrido. Provavelmente teremos mais Miguel Rocha e espero que não tenhamos um João Sardo um ano no banco! Vamos a eles, rapazes!!!

 

Eddie

Sem comentários:

Enviar um comentário