N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


segunda-feira, 11 de julho de 2016

ANDEBOL – RESUMO 2015/2016 E EXPECTATIVAS PARA 2016/2017




O ano acaba com um sabor agridoce. E quando se acaba a perder fica-se com a sensação mais acre que doce… Pareceu-nos a todos que era possível fazer ainda mais mas há que dar o mérito a um ABC que provou a todos que é possível fazer mais com menos.  

No entanto a época não foi fácil, o quarto lugar na fase regular é a prova disso. Considero o andebol a modalidade de pavilhão com menos hipóteses de sucesso devido a vários factores, entre eles o facto de existir sporting e porto, mas também porque historicamente não é uma modalidade muito acarinhada pela nossa massa associativa. Apesar disso, este ano não foi o caso.


Destaques pela negativa 2015/2016:

- Qualidade dos reforços estrangeiros não foi suficiente, nomeadamente do pivot Vrgoc que ficou bem aquém das expectativas (mas não só).

- Falta de qualidade dos nossos pontas foi decisiva para as não vitórias no campeonato e taça challenge.

- Mas o maior destaque pela negativa é mesmo o “extra-jogo”. Continua a não haver quem meta o dedo na ferida no protocolo com a federação cubana. É óbvio que alguém na federação cubana recebe luvas por este protocolo. Até agora a única coisa que a federação cubana de andebol “ganhou” foi perder 2 seleccionáveis (e continuam com o protocolo porquê?). Há uma equipa a fazer concorrência desleal devido a este protocolo. A nossa federação pode ser favorecida indirectamente devido às “naturalizações” mas os clubes não podem aceitar isto.

- Ainda sobre o “extra-jogo”, os clubes reuniram-se curiosamente sem a presença de Benfica e sapos. Vamos deixar de ter playoff no andebol. Porquê? Porque nos playoffs nem sempre o melhor ganha! Como se viu este ano!

Tenho que deixar uma crítica à falta de trabalho de bastidores do Sport Lisboa e Benfica. Nós e os sapos, e apesar de tudo o que nos separa (é muito e tem sido cada vez mais) temos que fazer força para não ser tudo como os andrades querem. Se for preciso ameaçar criar uma liga de clubes, uma liga com Benfica e sapos é suficiente para ter essa força de mudança tão necessária no nosso andebol.


Destaques pela positiva 2015/2016

- A fase final da época onde os jogadores se transcenderam a todos os níveis, principalmente a nível mental.

- Continuação da aposta na juventude e a constatação da evolução dos mesmos. Destaco Alexandre Cavalcanti, Hugo Lima e o aparecimento de Augusto Aranda.

- A união equipa/massa associativa parece-me que foi decisiva para os “bons resultados”. Apoios fantásticos em vários jogos, a nossa massa associativa mostrou mais uma vez que quando os jogadores dão tudo o que têm, recebem de volta em apoio.


Previsão da época 2016/2017

Guarda-Redes: Hugo Figueira e Nicola Mitrevski

O Hugo Figueira faz uma época espectacular e é normal a sua manutenção. Já em relação ao Nicola considero uma das decisões mais difíceis para o treinador. É um jogador que ao fim de 7 meses já falava português perfeitamente e que me parece tem um excelente espirito de grupo. No entanto, apesar de o considerar um bom GR não considero que seja, por exemplo, superior ao Hugo. E o Benfica (se quer ser campeão) precisa de um GR estrangeiro de uma qualidade muito acima da média, ao nível do Quintana ou até mesmo superior.

Centrais: Tiago Pereira e Hugo Lima

Considero a permanência de ambos natural e merecida. O Hugo cresceu muito na Madeira e este ano já se afirmou, acredito que vá continuar a afirmar-se e crescer ainda mais. Quanto ao Tiago, tem uma qualidade inegável e ao contrário de anos anteriores, esteve este ano ao nível que se exigia.

Pivots: Ales Silva, Paulo Moreiro e David Pinto

A renovação de Ales Silva é uma das melhores notícias para o nosso andebol, chegou a meio da época passada e foi decisivo para os bons resultados principalmente a nível defensivo. Considero a renovação do Paulo natural, já o “reforço” David Pinto será(?) um reforço superior a Vrgoc mas não com o nível esperado (ou exigido para uma equipa campeã), sendo no entanto um jogador da casa (se é para ter estrangeiros de qualidade duvidosa mais vale opções destas). Nesta posição ou o Ales está muito bem durante a próxima época toda ou teremos dificuldades ofensivas.

Laterais esquerdos: Uelington da Silva, Elledy Semedo e Alexandre Cavalcanti

Elledy é um dos jogadores mais decisivos do campeonato principalmente em situações “um contra um”, embora seja irregular. O Uelington, reforço da época passada faz uma época positiva embora não excepcional. Em relação ao Alexandre acho que temos um jogador para segurar por muitos anos (atenção às jogadas de bastidores) e espero vê-lo mais no ataque nesta época. Resumindo em relação a esta posição, não descartava a saída de Uelington para chegar alguém melhor, mas para dar um tiro no escuro é uma decisão que compreendo.

Laterais direitos: Stefan Terzic, Belone Moreira e João Ferreira 

Gosto do Belone, que considero um bom reforço e que esteve regular durante a época embora tenha tido uma lesão a meio da época que lhe complicou a parte final da mesma. No entanto é complicado no andebol moderno ter um lateral que tem no seu adversário alguém com mais 20kg e 20cm de diferença… Em relação ao João Ferreira digo o mesmo que disse do David Pinto, mais vale a prata da casa se não há soluções realmente boas no mercado, mas não sei se chega para o exigido. E por último um reforço que chegou no fim da época passada, um jogador ainda jovem mas já com experiências ao maior nível. Veremos se recupera bem da lesão com que vinha e se faz uma época ao nível das expectativas, que são realmente altas…

Pontas esquerdas: Fábio Vidrago, João Pais e Tiago Ferro

Como escrevi acima um dos problemas revelados pela equipa foi a falta de eficácia dos nossos pontas. Para a esquerda chega Fábio Vidrago, esperemos que traga mais capacidade de finalização. Considero normal a permanência de Tiago Ferro e em relação ao João Pais, sempre o achei fraco para o nível exigido, mas penso que esta época e com a ascensão a capitão esteve muito bem nessa posição de liderança. A sua dedicação e espirito foi um exemplo para todos.

Pontas direitas: Davide Carvalho e Augusto Aranda

Mantém-se a aposta na juventude. Esperemos que com mais um ano “em cima” estejam melhor do que a época passada. O Augusto Aranda é de facto uma promessa enorme, esperemos que deixe de ser.

Num resumo das expectativas em relação à próxima época face ao plantel acima penso que devíamos ter mais qualidade (não sei se podíamos): sendo honesto não me parece que sejamos candidatos, ou pelo menos os principais candidatos. Ou o Terzic tem um nível sem igual no andebol português ou esta época não dará para mais do que fazer “mais uma” gracinha. Mas atenção que os andrades vão voltar muito mais fortes…


Eddie 

Sem comentários:

Enviar um comentário