N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 11 de outubro de 2015

O PRÓXIMO PASSO


Há dois anos, no que diz respeito ao futebol, o Benfica teve a melhor época dos últimos cinquenta anos. Iniciamos esta época como bicampeões. No ano passado, no que diz respeito às modalidades, o Benfica teve, provavelmente, a melhor época de sempre. O Benfica lidera o desporto em Portugal. Facto.

Falta a estabilização? Talvez, mas o nosso destino é o de crescer e considero que já conseguimos estrutura suficiente para nos mantermos na liderança deforma contínua. Podemos não ganhar este ano, até porque houve um investimento desmesurado dos adversários, contudo, seremos aqueles que no início de cada competição estaremos em melhor posição para a ganhar.

O que falta é a nossa consolidação europeia. Fomos a duas finais da Liga Europa, mas na grande montra da liga dos campeões a nossa participação tem sido sofrível. Acresce que o mercado nacional é limitado. É na europa que se joga o nosso futuro, no futebol, mas também nas modalidades. Em praticamente todas temos presença europeia. E na maior parte com participações relevantes.

Este passo tem de ser dado com segurança e confiança. A nossa imagem não pode ser confundida com os nossos vizinhos. Morar ao lado de uma lixeira moral não é o melhor cartão-de-visita internacional. Quando saímos de casa, temos de passar ao largo, não vá o cheio entranhar-se nas nossas roupas. É assim que eu entendo o silêncio do Benfica.

JL

3 comentários:

  1. O Benfica só não é maior na Europa, ao nível das modalidades, porque quem está fora do clube se demitiu do projecto de engrandecimento desportivo (tirando apenas quem gere o rugby, penso eu), que está entregue a 3 ou 4 pessoas (menos?) com efectivo poder na direcção. O exacto inverso de E Pluribus Unum.

    É praticamente a única área onde podemos de facto aprender com o Sporting. Recentemente arrancaram com 2 modalidades, basquetebol (já estão na Liga Feminina têm um bom plantel) e hóquei (em 15/16 já venceram o bicampeão europeu e tiraram-nos uma Supertaça). O Bruno de Carvalho chegou a ser dirigente e patrocinador da secção.

    Ora, no Benfica não se vê nada disso. Onde estão os benfiquistas a tentar moldar a realidade desportiva do clube (mesmo o rugby continua a vegetar na 2ª divisão há anos)?

    Não conheço 1 empresário benfiquista que apoie uma modalidade (preferem o anonimato?), quando se vê, por exemplo, uma Oliveirense a lutar pelo título graças a uma empresa. Temos ex-dirigentes/praticantes (e benfiquistas em geral) muito competentes mas ninguém tem interesse em acrescentar algo ao clube, de fora para dentro. O ciclismo pode ser considerado caro, já o voleibol e andebol feminino, pólo aquático masculino, hóquei em campo, etc. têm custos praticamente residuais (e também ninguém faz força para a direcção criar o futebol feminino, com uns 8 campos no CFC). São equipas que podiam perfeitamente ter ambições europeias em pouco tempo, como se vê no hóquei feminino, e ainda como independentes podiam ganhar campeonatos nacionais (algumas dessas equipas já o fizeram). O pólo aquático venceu a Taça de Portugal e o hóquei feminino o campeonato, na sua primeira época no clube. Dois exemplos que se podiam multiplicar se houvesse interesse, como há no Sporting (embora seja verdade que não arrancaram o voleibol, por exemplo).

    O estádio raramente enche (dou de barato que é caro) os pavilhões nem se fala (em alguns jogos contam-se as pessoas pelos dedos) e, enquanto por todo o país milhares de benfiquistas se organizam e dão o seu tempo de forma desinteressada dinamizando os projectos das casas, na "casa mãe" isso não passa de uma miragem, com prejuízo desportivo evidente para o clube (menos troféus, menos história, menos disseminação do benfiquismo, menor reputação europeia etc.). Neste momento nem xadrez temos a competir, algo que só precisa de 2 ou 3 pessoas para arrancar. Qual é a moral para falar em "clientes" e "Benfica aos benfiquistas" quando não existe o mínimo de proatividade?

    Nem sequer vejo este tipo de questões serem levantadas em AGs, online, pelos Brunos Carvalhos, etc. Parece ser algo que nem é equacionado, quando é isso a essência do associativismo: as pessoas juntam-se e fazem coisas em prol de algo. Um futuro como meros espectadores sem qualquer tipo de influência na realidade desportiva do clube parece-me a antítese da sua própria essência. Peço desculpa pelo testamento e divagação.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário devia ser elevado a post

    ResponderEliminar
  3. De acordo, absolutamente, com post e comentário.

    ResponderEliminar