N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 9 de agosto de 2015

ANDEBOL – BALANÇO E ANTEVISÃO


No “ano 0” da nova direcção do andebol benfiquista, mantiveram-se alguns dos problemas verificados no passado embora também se tenham começado a registar várias mudanças positivas.

Destaques pela negativa de 2014/2015:

- A habitual falta de empenho de alguns atletas aliada ao conformismo de outros. Já tinha alertado aqui a época passada sobre isso. O “profissional” Cláudio Pedroso é alguém que esteve anos a mais a servir-se do Clube.

- A falta de preparação mental em alguns momentos.

- A lesão do lateral Albert Pujol veio complicar as soluções para aquela posição. Reforçámo-nos no mercado de inverno com o que havia. Chegou um central experiente mas sem capacidade para ser a solução necessária.

- Discurso da secção face à comunicação social. Penso que era óbvio para todos que o Sport Lisboa e Benfica não iria ser campeão nacional de andebol, ou pelo menos que tinha muito poucas possibilidades de o conseguir. Era de evitar um discurso onde nos afirmamos como candidatos, e teria sido preferível um discurso mais contido e realista.

 

Destaques pela positiva de 2014/2015:

- Enorme aposta do treinador na juventude que tinha ao dispor. Revelou-se uma aposta ganha, até porque chega ao fim da época com os resultados iguais aos seus antecessores mais recentes com um plantel bem mais “barato”

- O andebol rápido e agradável que praticámos, com várias soluções ofensivas é algo que destaco. Infelizmente a qualidade individual aliada à falta de experiência não deu para mais do que os resultados conseguidos.

- Parece-me que o treinador ao longo da época foi percebendo quais eram os problemas da secção e os foi “afastando”, contando apenas com os atletas que faziam parte da “solução”.

 

Balanço da época:

Terceiro lugar no campeonato e presença numa meia-final europeia chega-me para considerar a época como positiva, se tiver em conta as minhas expectativas iniciais. Mas não é suficiente para o Sport Lisboa e Benfica que todos almejamos.

Na formação penso que fomos às fases finais em todos os escalões, embora não tenhamos conseguido vencer nenhum título nacional. Também me parece que havia alguns atletas a jogar no escalão acima, pelo que diria que o trabalho que se faz continua com sinal positivo.

 

Mudanças e expectativas para 2015/2016:

No “ano 1” vão-se limpar alguns problemas que se deviam ter limpo no “ano 0”. Mais vale tarde que nunca. Talvez haja jogadores que paguem por tabela, como é o caso do José Costa, mas compreendo e aceito a decisão.

Chegam novos reforços estrangeiros: um GR, um lateral esquerdo e um pivot. O que será a época 2015/2016 depende muito da valia destes atletas, cujo valor desconheço. Chega ainda Belone Moreira, um reforço para lateral/ponta direita.

Acho que os nossos opositores continuam mais fortes do que nós e continuo sem falsas esperanças, mas acredito que o caminho traçado é o correcto. Se vai resultar só o tempo e a qualidade do trabalho o dirão.

Com a recente notícia do “camelo” lá em cima há logo uma facada neste novo projecto. Não podemos andar a formar jogadores para os outros. É preciso dominar mais e melhor os meandros do andebol. Não podemos ser apanhados desprevenidos, temos de evitar estas situações.
 
Eddie

5 comentários:

  1. Em relação ao camelo... por muito que controles ou deixes de controlar, foi só uma questão de dinheiro, ou o Benfica igualava a proposta ou o Areias ia para o FC Porto... foi para o FCP tal como o Maxi e tal como muitos outros no futuro se esta politica interna continuar no Benfica... é um dossier difícil de gerir.
    Saudações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar não era possível evitar a saída do "camelo", mas era possível estar informado sobre o que ia acontecer e no entretanto arranjar uma alternativa.
      Se já tínhamos um plantel com algumas falhas, acabou de ficar bastante desequilibrado...

      Eliminar
  2. Com a reformulação quase total do plantel e a grande aposta na formação os custos baixaram de forma significativa não?

    Faz-me confusão que se fale tanto do andebol e não se incentive o regresso da vertente feminina. Porque não pegar em parte do dinheiro que foi poupado e criar uma equipa que podia, com um investimento quase residual, ganhar o campeonato (como se fez no hóquei)? Esta equipa até ao início dos anos 90 tinha a hegemonia nacional, é claramente uma história que merece continuação (no voleibol é igual).

    Saudações benfiquistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria muito difícil, com um investimento residual voltar a ganhar o Campeonato Nacional Feminino! As actuais campeãs, Alavarium têm uma estrutura bem montada e composta na sua maioria por atletas do Norte (ou que estudam no Norte), que não é compatível para treinar. Ou se transforma numa secção profissional (e não há quase nenhuma em Portugal) ou seria difícil atrair jogadoras...
      Espera-se mais um título para Aveiro este ano...

      Saudações Gloriosas!

      Eliminar
  3. Na minha opinião o eclecticismo deve ser sempre fomentado.
    Se há ou não essa possibilidade no caso do andebol feminino, não sei.

    ResponderEliminar