N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

ÚLTIMA OPORTUNIDADE ?

Não poucas vezes, tenho sido tremendamente crítico em relação a Jesus, a última das quais há exactamente 2 dias, ainda a quente e ressacado depois de uma impensável derrota na final da Taça.

O que está escrito é, felizmente, indelével e assumido também.
Foi a minha opinião naquele momento, perante aquelas circunstâncias.

Pode, por isso, parecer profundamente contraditório que neste momento apareça a defender a renovação com Jorge Jesus.
Não o faço por ser simplesmente “do contra” ou por gostar de ser diferente mas tão-somente por achar que, apesar de tudo, é a opção que menos riscos comporta para uma entidade que está bem acima de todos nós: o Sport Lisboa e Benfica.

 Dos defeitos de Jesus, muito fui falando ao longo de 1 ano de blogue e muitas vezes nos piores momentos: contra a corrente, quando muitos o endeusavam.
Que fique também claro que, na minha modesta opinião, Jesus é o principal responsável (a palavra culpado remete-nos para uma espécie de tribunal do Santo Oficio que não me agrada particularmente…) pela perda do campeonato e da Taça de Portugal.

A questão é que, ao não renovar com Jesus, o Benfica está a deitar tudo fora: a água do banho, o bebé e a própria banheira.
Mais do que um risco, um enorme desperdício, de que, duvido, o clube se possa dar ao luxo neste momento.

Ao não renovar com o Jesus, obviamente que o Benfica não acaba: Jesus passará, agora, amanhã ou daqui a 5 anos e o Benfica continuará enorme como sempre foi, acima de qualquer treinador, presidente ou sócio.

Trata-se apenas de uma questão de risco e de termos todos consciência de que podemos dar vários passos atrás (e nesta conjuntura talvez irreversíveis) se nos atirarmos de cabeça para uma solução tipo Quique Flores ou Ronald Koeman.
Sejamos claros: não há neste momento um único treinador estrangeiro de topo que esteja disponível para se enfiar no campeonato português: os melhores já têm, obviamente, clube.
Por outro lado, o futebol português está completamente armadilhado: são necessários anos para entender como funciona esta complicada teia.
Tudo tempo que não há, como é óbvio.

O mercado nacional, é por seu lado, curto, estando também cheio de minas e armadilhas.
As soluções sugeridas pela imprensa poderiam ser a solução num clube estabilizado e com cultura de vitória, o que como sabemos e infelizmente para nós, está muito longe de ser o caso.

Defendo, por isso a continuidade de Jesus: se calhar por ser uma espécie de mal menor; possivelmente por se temer menos o que já se conhece.
Consciente, porém de que, a continuar terá tolerância zero: para disparates, para invenções, para mais bazófias, robertadas  emersonices e melgarejadas.
Ou seja, terá que ter aquilo a que em bom português se chama rédea curta.

Uma estrutura séria, altamente profissional e verdadeiramente benfiquista na assumpção e transmissão dos valores do clube e todos iremos perceber que não custa nada pôr Jorge Jesus na linha e impedi-lo de fazer os disparates que uma, duas e três vezes deitaram tudo a perder.
É a hora certa para o fazer e assim sendo, estes malditos últimos 15 dias não terão sido totalmente perdidos.

Aliás, talvez seja mesmo a última oportunidade...

RC


5 comentários:

  1. Todos sabem que o JJ é a melhor opção e também por isso é que a CS veicula a sua saída. Eles fazem tudo para ver o BENFICA mal.

    É preciso estabilidade. Só assim se trabalha à vontade.

    ResponderEliminar
  2. Mas deitar fora o q?
    JJ saiu do Braga e o Braga foi bem melhor nas épocas seguintes, isto com o Domingos, Jardim e até Peseiro, levou baile dos dois primeiros treinadore mesmo tendo uma euipa mais forte e com o último conseguiu uma vitória, um empate e uma derrota.
    A estrutura do SLB não está dependente de JJ, temos plantel, dinheiro e uma boa formação o que é preciso é um treinador empenhado no clube que seja um bom lider e saiba trabalhar em equipa, nas vitórias e derrotas, alguém que não seja um fanfarrão e chantagista de ocasião, aquilo que ningém pode negar que ele é. Já agora ajuda ser alguém que não deite sempre tudo a perder na hora da verde.

    ResponderEliminar
  3. parece-me que quem vai ficar minada e armadilhada é a tesouraria do benfica quando lhe tiverem que pagar a indmenização e ele não é pessoa para perdoar nem um cêntimo já mostrou isso anteriormente ainda se fosse pago por objetivos mas ele recebe por base e são só 4 milhões de euros, como é possível pagar-se este valor em portugal? qualque dia estão como os lagartóides. carlos.

    ResponderEliminar
  4. Como é possível pensar-se que teremos nos próximos anos uma estrutura benfiquista e competente para suportar Jesus, se em 10 anos tudo o que vimos foi lançamento de escudeiros para debaixo da infantaria inimiga?

    E perder por perder, é poupar nos 4M/ano que pagamos ao mestre...

    Mas se Jesus sair mesmo, não devia sair sozinho!

    ResponderEliminar
  5. AMIGO ESPERA LA NÃO VAIS POR AI! NINGUÉM MAS MESMO NINGUÉM É MAIOR QUE O BENFICA NEM O EUSÉBIO! O SENHOR EUSÉBIO QUANDO SAIU DO BENFICA O BENFICA CONTINUO VIVO E A GANHAR! O JJESUS NÃO PODE FAZER O BENFICA SEU REFÉM! MAS QUE ERA O JJ ANTES DE IR PARA O BENFICA! ERA MAIS UM! ORA UM TREINA.DOR QUE GANHA 4 MILHÕES POR ANO E TREME SEMPRE COM O PORCO E NOS MOMENTOS DECISIVOS FAZ SUBSTITUIÇÕES E TÁCTICAS QUE NINGUÉM PERCEBE OU SEJA FALHA SEMPRE NOS MOMENTOS DECISIVOS! ESTÁ NA HORA DE OUTRO TREINADOR COM OUTRA MENTALIDADE NOVA DAR SEGMENTO AO TRABALHO DO JJ, PORQUE O JJ JÁ NÃO DA MAIS DO QUE AQUILO OU SEJA IMPÔS UMA CULTURA DE FUTEBOL BONITA MAS FALTA ESTRATÉGIA DE INTELIGÊNCIA PARA VENCER.

    ResponderEliminar