N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 16 de dezembro de 2012

LEITURA RECOMENDADA

Penso que tenho uma biblioteca razoável sobre o Glorioso, parte dela adquirida durante a última década. Talvez me falte alguns “almanaques” e claro, grande parte da numerosa e repetitiva obra do Malheiro. Mas tenho várias versões da história do Benfica, umas mais factuais e informativas, outras mais poéticas e de maior interesse literário. Até tenho uma em verso de um poeta popular alentejano.
Foi por altura do centenário do clube que começaram a surgir com mais frequência edições sobre o maior clube nacional, já que até aí a literatura sobre o futebol e o Benfica em particular era bastante rara não fazendo jus a um assunto que, pela sua popularidade, tinha tudo para vender.
Nos últimos tempos o mercado editorial descobriu finalmente que o futebol e em particularmente os três grandes poderiam ser mais um filão. Neste momento não passa um mês sem que não apareça nos escaparates vários livros sobre o fenómeno, a maior parte deles sem o menor interesse, sendo variações mais ou menos medíocres sobre o mesmo tema.   
Não é o caso do livro que saiu esta semana, “100 Historias à Benfica” de João Tomaz e Fernando Arrobas. São 100 belíssimas micro-histórias, propositadamente contidas, que contam de forma original parte da gloriosa história do Sport Lisboa e Benfica. Bem escritas, factuais e informativas, são um bom ponto de partida para nos motivar a aprofundar alguns dos episódios que fazem único o nosso clube.   
É uma pena que esta obra, pela sua qualidade, singularidade e sobretudo pelo que contribui para o engrandecimento do Benfica, não tenha uma maior/melhor distribuição. No entanto, sendo uma edição de autor, penso que poderão ter acesso ao livro através da sua página no facebook: https://www.facebook.com/#!/100HistoriasABenfica .
Da minha parte fica o desafio aos autores, um segundo volume, com mais 100 histórias à Benfica.
JL

2 comentários: