N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

OLHA A BORLA, MANEL!


Manel teve uma infância feliz. Nascido e criado em Sacavém, por influência paterna ou pelas amizades, depressa se tomou de amores pelas camisolas vermelhas do Glorioso. Desde cedo que em tardes impossíveis de enumerar, Manel deixava a beira do Trancão para estacionar no cimento frio do 3º anel a ver Humberto, Alves, Galrinho e outros que faziam sonhar os adolescentes do mundo a preto a branco.  
Manel casou, teve um filho e por ali ficou, mais ou menos perto da sua Sacavém natal. O seu amado 3º anel caiu e no seu lugar nasceu um recinto novo e funcional. Mas nem a mudança de cenário lhe mudou os hábitos. O que dantes era cativo passou a ser Redpass e quinzenalmente Manel continua a não falhar a sua bem – aventurada liturgia.

Os tempos mudam e a esperança dá lugar ao desânimo. O desemprego atinge o núcleo familiar.  No entanto, a solidariedade ainda conta e Manel lá vai levando uma vida aceitável.  O Benfica faz parte do seu equilíbrio. É no grito do golo que ganha forças para enfrentar um quotidiano de fel.

O IVA aumenta e com ele o Redpass. Manel nem pestaneja e poupa em ninharias a diferença, mas não a tempo de o renovar pelo multibanco. Está feliz no dia anterior a ir ao estádio fazer a aquisição. Será que ainda há lugar junto do meu amigo Alberto? Pergunta para si próprio. Pelo menos deve dar para entrarem na mesma porta. Assegura.

Nessa noite assiste como habitualmente à Benfica TV e detém-se numa reportagem sobre um evento promocional nos Restauradores. Filas de gente, transeuntes como se costuma chamar. Tudo à procura de um autógrafo dos jogadores. Manel sente-se superior pois ele é dos da primeira hora. Dos sempre presentes. Não pertence àquela gente que tanto podia estar ali como numa fila para um concerto do Tony Carreira.   

De repente, ao segundo 55, o que vê ele? Uma senhora a entregar bilhetes. Carradas de bilhetes sem olhar. Mas será para que jogo? Só pode ser para o Braga. Borlas para o jogo com o Braga? Para os transeuntes? Manel está incrédulo. Uma angústia aperta-lhe no peito. Lembra-se de repente do Benfica- PSV de há dois anos em que fez um esforço para dar 25 euros por um bilhete e depois o Jorge do Talho, que brinca com o seu Benfica diariamente, acabou por ir à borla. Ou então as vezes que é gozado pelo Tavares do café, um lagartão de primeira, porque tem bilhetes oferecidos pela Sagres.
Manel sente-se um “pató”. Sente- se o maior otário da Terra. Sente uma raiva entre os dentes. Olha para o filho e diz: “Amanhã vamos ver o Madagáscar e podes comer pipocas”. Tinha decidido, este ano não há Redpass para ninguém.

JL

8 comentários:

  1. O que ela estava a oferecer devia ser outra coisa qualquer. Uns panfletos de um restaurante indiano ou uns cartões do professor Mamadu.

    Oferecer daquela forma bilhetes para um jogo, seria uma falta de respeito para com os clien... sócios, falta de respeito para com os sócios que compram o Red Pass.

    ResponderEliminar
  2. se tivesses feito esse texto 24h mais cedo tinha poupado 260€....

    ResponderEliminar
  3. Pois e a uma semana do começo da época não sabemos o dia e a hora do jogo ..........

    ResponderEliminar
  4. Os bilhetes não terão sido para os jogos dos B?

    ResponderEliminar
  5. deve ter sido para o da B ... o manel devia ter prestado atenção a isso :P

    ResponderEliminar
  6. Os bilhetes eram para o Benfica-braguinha, não eram para B's nenhuns...
    Eram para cima de 1000 os bilhetes DADOS a quem passava nos Restauradores, vi eu com os meus olhos... Mais, vi transeuntes a ficarem com 6 bilhetes, foi lá 3 vezes, DAVAM 2 por pessoa... Mais, vi, com os meus olhos, um grupo de candongueiros à saída, a pressionarem as pessoas a darem-lhes os bilhetes, ficaram com dezenas deles, então os camones davam-lhes quase sempre os bilhetes... Ao ver tudo isto, com os meus olhos, chamei um funcionário da SAD do Benfica que acompanhou os jogadores, juntamente com 1 elemento dos Desportos de Combate do Benfica... e disse-lhe tudo o que vi-a, com os meus olhos, e a revolta que sentia como sócio do Benfica e detentor de Redpass... e... "Não podemos fazer nada..." Farto disto no meu Benfica... Ha, e só mais uma coisinha: SOU CLIENTE O CARALHO... Sou é BENFICA.

    ResponderEliminar
  7. Sendo assim é só mais uma vergonha desta direcção, coisa normal portanto.

    O meu redpass só vai ser comprado em Outubro depois de saber o resultado das eleições... Se estes bandidos continuarem no poder, nem as cotas vou pagar!!

    ResponderEliminar
  8. ESTES BANDIDOS SÃO OS DEITARAM O NOSSO ESTÁDIO ABAIXO, para poderem encher os bolsos com os terrenos urbanizados, por isso deixei de ser sócio, para não aturar esta merda!!!
    Prometiam titulos e deram-nos baile, foi o que deram.
    SEMPRE GLORIOSO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar