N

Neste blog por vezes escreve-se segundo a nova ortografia, outras vezes nem por isso.


domingo, 24 de junho de 2012

ENCERRAMENTO DA ÉPOCA DESPORTIVA


Com o triunfo no campeonato de Futsal, com a dupla vitória no Atletismo Júnior (femininos e masculinos) e com o desaire na final de Hóquei em Patins, podemos dizer que foi este fim-de- semana que terminou a época desportiva. A partir de agora, se exceptuarmos algumas finais dos escalões de formação e um ou outro torneio de encerramento, as férias vão ser completas no que à competição diz respeito. Será assim até ao dia 2 de Julho, altura em que os profissionais de futebol se vão apresentar no Seixal.

Portanto, férias de Benfica a competir, mesmo a feijões, que sejam as mais curtas possíveis. Mais uns dias e estamos outra vez a ver o Jesus aos pulos e aos gritos junto à linha lateral. E ainda bem. O Benfica é o nosso oxigénio. Sem ele em suficiente quantidade ficamos meio aparvalhados.

Voltando à época que acabou hoje, se dissermos que foi medíocre estamos a ser muito injustos. Foi uma época razoávelzinha, somente isso. Porque no Benfica temos de ser exigentes e porque o futebol, com o seu enorme peso no clube, devia ter feito mais. Uma Taça da Liga, sendo importante, não chega e os quartos-de-final da Liga dos Campões também não, por mais milhões que entrem nos cofres. No campeonato fizemos o mínimo dos mínimos, menos do que o 2º lugar teria sido uma tragédia desportiva e financeira, e é inadmissível a quantidade de anos que não vamos ao Jamor. Concluindo, não foi uma má época, mas esteve longe de ser boa.

Ainda no futebol, a formação esteve perto de ter um ano excepcional. Mas o falhanço à beira da meta dos Juvenis e Juniores (bastante proençados) ensombraram os 6 títulos nacionais e distritais conseguidos.

Nas modalidades tivemos um bom ano, que até podia ter sido espectacular se não fossem as proençadas do costume. Mas tendo sido bom e muito melhor do que o anterior, especialmente na formação, acho um exagero ser considerado o melhor de sempre. Em 91, por exemplo, ganhámos Voleibol, Basquetebol, Rugby, Atletismo e Bilhar. Estas afirmações feitas para dentro cheiram-me a propaganda (eleitoral?) e eu não gosto.

A modalidade que mais destaco é sem dúvida o Futsal. Uma modalidade infelizmente bipolarizada, como aliás a maior parte. Depois de um ano à seca, limpámos tudo: Supertaça, Taça e Campeonato. O famoso Triplete. Por isso não entendo esta dúvida sobre a continuidade do Paulo Fernandes no comando da equipa. Realmente a fase final da época passada foi muito má, mas nos dois anos de trabalho a equipa tem feito excelentes resultados e aquela tremedeira nos jogos decisivos parece que está ultrapassada. No Futsal o Benfica é o clube da última década. 18 Títulos oficiais em 10 anos. Isto sim, deve ser destacado.

No Basquetebol, com um plantel de luxo, ganhámos (apenas) o Campeonato e o Torneio António Pratas. Ambos com muito suor. A nível sénior a época foi aceitável, mas com o investimento feito esperava mais. E para quando a resolução daquela alergia à Taça de Portugal? O que tornou o trabalho desta secção exemplar foi a formação. Campeões em todos os escalões. Feito que é inédito na história da modalidade. Que grande trabalho que está a ser feito.

Outra Modalidade em que o investimento não correspondeu totalmente aos resultados foi o Voleibol. Ganhar a Taça e a Supertaça e perder o Campeonato na negra é sem dúvida, numa época normal, um desempenho muito positivo. No entanto, o Benfica tinha um plantel claramente superior às restantes equipas e ao nível da final do play-off começamos a entrar no domínio do sobrenatural. Inexplicável o acontece há 3 anos. É não baixar os braços.          

Ninguém poderia prever que o grande momento das nossas modalidades ia acontecer em Almeirim. Isto porque 14 anos depois, temos a possibilidade de acabar com a pior dinastia do nosso desporto. O domínio do clube eucalipto que ia acabando com a modalidade e deu cabo da competitividade do Hóquei nacional além-fronteiras. Esta vitória tem de ter continuidade.

O desempenho na Taça dos Campeões não foi totalmente negativa, chegámos a sonhar com um momento histórico e foi pena a dobradinha não ter acontecido. A Oliveirense não é uma equipa qualquer e teve sorte do seu lado. Ganhámos ainda a Taça Continental (espécie de Supertaça europeia), mas a conquista que vale ouro é sem dúvida este campeonato.

O Atletismo é outra das modalidades exemplares do nosso clube, com um trabalho incrível ao nível da formação e com resultados importantes em todos os escalões. Responsável por mais de uma dezena de títulos em masculinos e femininos é uma secção que nem sempre foi devidamente apoiada, mas que soube merecer o sucesso. Sucesso que tem um rosto.

A nódoa deste conjunto é claramente o Andebol. Como é possível que mesmo mudando o treinador e fazendo contratações significativas a época tenho corrido ainda pior que a anterior. È necessária uma profunda reflexão sobre o futuro da modalidade no clube, sob pena de estarmos a desbaratar recursos.

O Ténis de Mesa, de forma quase invisível, cresceu muito esta época, nomeadamente ao nível da formação onde conseguiu resultados relevantes. No entanto, a equipa principal voltou a morrer na praia. Existe uma linha que separa os clubes do continente, que trabalham sem apoio financeiro do Estado e os clubes das Ilhas, onde mesmo as colectividades mais insignificantes têm sempre um ou dois estrangeiros a competir. E isso faz toda a diferença.

Outra Secção que vai fazendo o seu trabalho de formiguinha é a de Bilhar. Conseguiu um honroso 3º Lugar no campeonato, mas a cereja é o snooker, onde  somos a grandeforça nacional .

A nível individual muitas e saborosas vitórias na Canoagem, no Judo (grande Telma), nas Artes Marciais, nos Desportos de Combate, na Pesca Desportiva, no Triatlo e essencialmente no Atletismo, o que em ano de Olimpíadas é de evidenciar.

Esta foi também a época em que os nossos vizinhos do Lumiar, incitados pelos seus dirigentes vieram incendiar parte do nosso estádio. E onde nas poucas modalidades em que competiram connosco utilizaram todo o tipo de manha andróide para ganhar vantagem, qual aprendiz de feiticeiro. E o que se vê na nossa Benfica TV na transmissão do Sarau de Ginástica que comemorava o centenário da modalidade no nosso clube? Uma classe do Sporting a participar (a nosso convite, obviamente) na Gala de Honra. Lamentável e revelador que no Benfica ainda anda muita gente a dormir. Assim, é difícil nos terem respeito.

JL

Sem comentários:

Enviar um comentário